top of page

O FUTURO DE ANTÔNIO PEREIRA NÃO PODE FICAR REFÉM DE NOSSA SENHORA DA LAPA

3 days ago
8 min read

Manifesto por um território que vale mais do que seus

símbolos religiosos




Nossa riqueza natural, somente na área da Quadra do Areião. Isso não conta a Gruta da Lapa, que tem macacos, uma área isolada
Nossa riqueza natural, somente na área da Quadra do Areião. Isso não conta a Gruta da Lapa, que tem macacos, uma área isolada

Olha quem mora na Gruta da Lapa, isso foi uma caminhada rápida, imagine a quantidade de bichos não cadastrados
Olha quem mora na Gruta da Lapa, isso foi uma caminhada rápida, imagine a quantidade de bichos não cadastrados



O futuro de Antônio Pereira não pode ser decidido em torno de uma santa. Não pode ficar refém de uma tradição religiosa, de uma devoção ou de um símbolo que, por mais importante que seja para determinadas pessoas, não representa a totalidade de um território, de sua história, de sua natureza e de sua população.

Precisamos colocar as coisas em perspectiva.

A Gruta Nossa Senhora da Lapa merece proteção. Sua formação rochosa tem valor natural, sua história merece investigação, sua paisagem tem potencial turístico e sua relação com a comunidade faz parte da memória local. Nada disso está em discussão. O que precisa ser questionado é a hierarquia de valores que parece colocar a santa no centro do debate, enquanto o restante do território corre o risco de se tornar coadjuvante.

Não precisamos proteger uma santa para justificar a proteção de uma gruta. Precisamos proteger a gruta porque ela tem valor em si mesma.

A formação geológica não precisa de uma bênção para merecer respeito. A vegetação nativa não precisa de uma associação com o sagrado para justificar sua preservação. Os pássaros não precisam cantar para uma divindade para terem direito a um habitat. As cobras, os mamíferos, os insetos e os organismos invisíveis a olho nu não precisam pertencer a uma narrativa religiosa para que sua existência importe.

A natureza não é valiosa porque alguém a considera sagrada. Ela tem valor ecológico independentemente das crenças humanas.

E é justamente aí que o debate precisa mudar de direção.

A gruta não é a santa

Existe uma diferença fundamental entre a formação natural e o significado religioso que os seres humanos atribuíram a ela.

A gruta existe como realidade física, geológica e ecológica. A devoção a Nossa Senhora da Lapa é uma interpretação cultural e religiosa construída em torno desse lugar. Uma coisa pode estar historicamente associada à outra, mas não são a mesma coisa.

Se protegemos a gruta, sua estrutura natural, sua paisagem e seu entorno, contribuímos também para preservar o lugar onde a tradição religiosa se desenvolveu. Se preservamos os registros históricos e a memória da comunidade, ajudamos a conservar o contexto em que essa tradição adquiriu significado.

A proteção do patrimônio natural e histórico pode, portanto, preservar também a herança religiosa.

Mas o inverso não é necessariamente verdadeiro: colocar a devoção religiosa no centro da discussão não garante, por si só, a proteção integral do ecossistema, da fauna, da flora ou do futuro da comunidade.

A santa pode ser beneficiada pela preservação do território. O território não precisa da santa para justificar sua preservação.

Essa distinção parece simples, mas muda completamente a maneira como discutimos o futuro de Antônio Pereira.

Não se trata de destruir imagens, apagar tradições ou impedir manifestações de fé. Trata-se de recusar a ideia de que uma referência religiosa deva ocupar o centro moral de uma discussão pública sobre o futuro de um território inteiro.

A gruta merece ser preservada mesmo que ninguém jamais tenha colocado ali uma imagem religiosa. Mereceria proteção mesmo que não recebesse peregrinos, mesmo que não fosse objeto de devoção e mesmo que sua história não estivesse vinculada ao catolicismo.

Seu valor natural não depende disso.

E os animais que não têm uma santa para defendê-los?

Enquanto o debate público se concentra na Gruta Nossa Senhora da Lapa, precisamos perguntar o que acontece com o restante da paisagem.

O que acontece com os pássaros quando a vegetação que lhes oferece abrigo desaparece? Para onde vão as cobras quando seus habitats são destruídos? O que acontece com os mamíferos, os répteis, os anfíbios, os insetos e as inúmeras espécies de plantas que compõem os ecossistemas da região?

A mineração não afeta apenas aquilo que aparece em fotografias turísticas. Ela pode modificar a cobertura vegetal, fragmentar habitats, alterar a drenagem, aumentar a circulação de máquinas, produzir ruído e poeira e modificar as condições de sobrevivência de diferentes espécies.

Quando um empreendimento avança sobre um habitat, os animais não recebem automaticamente outro território adequado. Deslocar-se não significa encontrar alimento, abrigo, parceiros reprodutivos ou condições de sobrevivência. E as áreas vizinhas não são espaços vazios à espera dos animais expulsos: elas também podem abrigar populações que já enfrentam seus próprios limites ecológicos.

Não basta dizer que haverá medidas de mitigação. É preciso perguntar quais espécies serão afetadas, quais áreas serão perdidas, quais impactos são reversíveis, quais poderão ser compensados e quais talvez não possam ser reparados.

Precisamos de inventários de fauna e flora, avaliação da fragmentação dos habitats, identificação de espécies ameaçadas, medidas de proteção verificáveis e monitoramento de longo prazo.

E precisamos fazer essas perguntas sem que a discussão seja reduzida à possibilidade de a atividade minerária afetar um ponto de devoção.

Se uma formação rochosa merece proteção por existir, por que as demais formas de vida não mereceriam?

Uma árvore não precisa ter uma imagem de santa aos seus pés para ter valor. Um animal não precisa fazer parte de uma tradição religiosa para merecer sobreviver. Um ecossistema não precisa ser convertido em patrimônio da fé para que sua destruição seja considerada uma perda.

A biodiversidade não é um detalhe decorativo da paisagem. É parte do patrimônio que recebemos e da responsabilidade que temos perante as próximas gerações.

A história de Antônio Pereira não cabe em um altar

A própria história da região merece uma investigação mais ampla.

Há relatos sobre a presença de pessoas escravizadas e sobre correntes associadas à história da Gruta da Lapa. Essas referências precisam ser investigadas e documentadas com rigor, para que possamos compreender o papel do local na história da comunidade e da escravidão. Não devemos transformar relatos em fatos comprovados sem pesquisa histórica, mas tampouco devemos ignorá-los porque não se encaixam na narrativa mais conhecida.

Se esses vestígios e relatos forem confirmados, estaremos diante de uma dimensão histórica que ultrapassa a devoção religiosa. Estaremos falando de seres humanos submetidos à violência, à exploração e à desumanização. Estaremos falando de memória, sofrimento e resistência.

Essa história não deve ser reduzida a um cenário para a devoção contemporânea. Ela precisa ser estudada por seu próprio significado histórico.

A Gruta da Lapa pode reunir valores geológicos, ecológicos, históricos, arqueológicos, turísticos e culturais. Nenhum deles precisa ser apagado para que os demais sejam reconhecidos.

O problema começa quando uma dessas dimensões pretende falar em nome de todas as outras.

A história de um lugar não pertence exclusivamente à religião que se desenvolveu em torno dele. Tampouco pertence exclusivamente a uma empresa, a um governo ou a um grupo específico da comunidade.

O patrimônio de Antônio Pereira é maior do que qualquer narrativa isolada sobre ele.

O território não é cenário para a mineração nem propriedade de uma tradição

A discussão sobre a Leão de Ferro precisa enfrentar uma questão muito mais abrangente: o que queremos deixar para as próximas gerações?

Não basta discutir se a mineração pode ou não afetar a gruta. Precisamos discutir os impactos cumulativos sobre o território, a disponibilidade e a qualidade da água, a vegetação, a fauna, a saúde da população, a infraestrutura, a economia local e as possibilidades de recuperação ambiental depois do encerramento das atividades.

Precisamos perguntar o que restará quando o minério tiver sido extraído.

A empresa deixará uma área efetivamente recuperada? Quais usos futuros serão tecnicamente viáveis? A comunidade participará das decisões sobre o fechamento da mina? Haverá compromissos verificáveis, prazos, recursos financeiros e mecanismos de responsabilização? A recuperação será medida pela aparência da paisagem ou pela capacidade de restabelecer funções ecológicas e condições seguras de uso?

E, sobretudo, quem decidirá o futuro dessa área?

Essas perguntas não podem ser substituídas por uma discussão limitada à preservação de um símbolo religioso. Tampouco podem ser substituídas pela promessa de geração de empregos, arrecadação ou desenvolvimento econômico.

O território não é apenas um recurso a ser extraído. Também não é apenas um lugar de peregrinação. É o espaço onde pessoas vivem, onde ecossistemas se desenvolvem, onde a história se acumula e onde as consequências das decisões de hoje serão sentidas amanhã.

Antônio Pereira não pode ser tratado como um detalhe de um projeto empresarial. Mas também não deve ser reduzido à paisagem de uma tradição religiosa.

Seu futuro precisa ser discutido em toda a sua complexidade.

Não queremos destruir a santa. Queremos superar a necessidade de usá-la como argumento central.

Que fique claro: não proponho destruir a Gruta Nossa Senhora da Lapa, remover sua imagem ou desrespeitar quem nela encontra significado espiritual. Não é necessário fazer nada disso para sustentar este manifesto.

A questão é precisamente outra.

Não precisamos invocar a santa como argumento decisivo para proteger a gruta. Não precisamos recorrer à fé para justificar a preservação da história. Não precisamos transformar a devoção católica em fundamento obrigatório de uma política ambiental.

A gruta deve ser protegida por seus valores naturais e geológicos, pela relevância histórica e cultural do lugar e pela necessidade de preservar o patrimônio coletivo. A tradição religiosa pode ser reconhecida como parte dessa história sem receber precedência automática sobre todas as outras dimensões.

Uma política pública responsável deve ser capaz de explicar suas decisões em termos que façam sentido para toda a população, incluindo católicos, pessoas de outras religiões, ateus, agnósticos e pessoas que simplesmente não têm interesse religioso.

A proteção de um território compartilhado não pode depender de todos acreditarem na mesma coisa.

A fé de alguns pode ser respeitada sem se transformar na medida do valor de todos os demais seres humanos e não humanos que habitam a região.

E, se a gruta for preservada, a santa continuará ali, caso essa seja a decisão culturalmente adequada e compatível com a proteção do local. Não é preciso colocar a religião no centro de tudo para que sua herança seja preservada.

O futuro não pode ficar refém do passado

Uma comunidade tem o direito de preservar sua história. Mas preservar a história não significa entregar o futuro à autoridade de uma tradição.

O passado merece ser estudado, não utilizado para encerrar o debate. A memória merece ser preservada, não transformada em instrumento para impedir perguntas incômodas. E a herança cultural merece reconhecimento, não um privilégio que silencie outras formas de compreender e valorizar o território.

Antônio Pereira precisa decidir que legado deseja deixar.

Um legado em que a natureza seja protegida apenas quando coincide com um símbolo religioso? Um legado em que a fauna e a flora sejam tratadas como questões secundárias diante de uma imagem? Um legado em que o futuro da área minerada seja definido por anúncios institucionais sem compromissos verificáveis?

Ou um legado em que as decisões sejam orientadas por evidências, responsabilidade ambiental, memória histórica, participação popular e compromisso com as gerações futuras?

A escolha não precisa ser entre a gruta e o desenvolvimento, entre a história e a modernidade, entre a religião e a ciência. Essa é uma falsa dicotomia.

A verdadeira escolha é entre uma discussão estreita, que privilegia determinados símbolos, e uma discussão abrangente, que considera o território em sua totalidade.

Não podemos permitir que a proteção de uma gruta se torne desculpa para ignorar a destruição de outros habitats. Não podemos permitir que a devoção a uma santa seja tratada como substituta de estudos ambientais rigorosos. Não podemos permitir que o debate sobre a mineração termine naquilo que é mais visível, mais simbólico ou mais mobilizador.

O futuro de Antônio Pereira não pode ficar refém de Nossa Senhora da Lapa. Deve ser construído a partir da proteção do território, da natureza, da história e das pessoas que o habitam.

A gruta merece ser preservada. A história merece ser preservada. A biodiversidade merece ser preservada. A comunidade merece participar das decisões. E as próximas gerações merecem receber algo melhor do que os restos de uma exploração mineral e as lembranças de um debate que não conseguiu olhar além de seus próprios símbolos.

Que a gruta seja protegida porque é parte do patrimônio natural e histórico de Antônio Pereira. Que sua tradição religiosa seja reconhecida como parte da memória do lugar. Mas que nenhuma santa, nenhuma empresa e nenhum interesse particular se sobreponha à responsabilidade coletiva de decidir o futuro de um território.

Não estamos discutindo apenas o destino de uma gruta. Estamos discutindo que tipo de comunidade queremos ser e que mundo estamos dispostos a deixar para quem virá depois de nós.



Gostou da postagem? Mostre seu suporte comprando com cafezinho para min!




Outra forma de mostrar suporte, usando PayPal.








Importante. Este site não faz pesquisas eleitorais. Todas as pesquisas mostrada são enquetes, somente para efeito de informação e pesquisa. Não tome decisões usando essas enquetes. Contrate uma empresa que faz pesquisas eleitorais usando as regras do TSE.





Jorge Guerra Pires é autor dos livros sobre política e inteligência artificial: "Desinformação, infodemia, discurso de ódio, e fake news", "Inteligência Artificial e Democracia", e "Ciência para não cientistas".



 
 
 

Comments


Esse banner foi visto 1087 vezes. No total, foi visto 843 segundos,
14 minutos. Pessoas gastam em média 0 segundos olhando para o banner.
Esse seria o tempo que seu anúncio será visto em média por seu público-alvo. Você teria gasto 10.870000000000001 reais nesse anúncio.

Precisa de ajuda em estatística?
E análise de dados?
Agende um horário comigo!

Mostre seu suporte

Fique por dentro

bottom of page